Beleza

Especial Tattoos #4 – Cuidados

20 de novembro de 2014

Engana-se quem pensa que fazer uma tatuagem é só chegar ao estúdio e a pele e o seu organismo estarão preparados para receber a tinta e as agulhadas. Segundo o tatuador Fagner Zão, alguns cuidados são necessários quando se decide tatuar.

Tatuador Fagner Zão dá dicas de cuidados para melhorar a cicatrização (Foto: Carol Danelli/Delírios de Donzelas

Tatuador Fagner Zão dá dicas de cuidados para melhorar a cicatrização (Foto: Carol Danelli/Delírios de Donzelas

O primeiro é ir para o estúdio bem alimentado. Ingerir bebidas alcoólicas, café ou bebidas com cafeína, aspirinas ou outros anticoagulantes nas 24 horas anteriores e nas 48 horas após o desenho feito podem afetar o sistema sanguíneo, prejudicando a cicatrização da tatuagem. “É indicado não comer alimentos ramosos, como carne de porco e boi, e evitar bebida alcoólica, pelo menos no processo de cicatrização”, afirmou Fagner.

Além disso, antes de começar o processo, alguns tatuadores testam os pigmentos na sua pele, para saber se você pode resistir ou se é alérgico a eles. Logo após fazer a tatuagem, o desenho deverá ser coberto com plástico filme por um período mínimo de 12 horas. “O custo benefício do plástico é sempre positivo, mas, nesses dias de sol e calor, o suor pode atrapalhar a cicatrização. Prefira colocar uma roupa de guerra”, disse o tatuador.

Na hora da lavagem, terá que fazê-la com muito cuidado e com um sabonete neutro e água fria. O tempo estimado de cicatrização de uma tatuagem é de uns 10 a 15 dias, mas isso depende da capacidade da pele de cada pessoa.

Outro fator importante é a proteção solar. Se for possível, evite exposição direta ao sol, lembrar de usar sempre protetor solar com o fator mais alto (não só na tattoo, mas no corpo todo!). Também se deve evitar água do mar, roupas muito justas, suar muito, a má higiene pessoal e coçar a zona por mais que coce muito, durante o período de cicatrização.
Uma vez que a tatuagem tenha cicatrizado, a zona onde ela está ficará seca. É importante mantê-la hidratada com um pouco de loção ou creme, de qualquer tipo.

Você Também Poderá Gostar

Comentários

Deixe seu comentário