Beleza, Maquiagem, Química da Beleza

O que há por trás dos cosméticos?

23 de novembro de 2014

Oi pessoal! Hoje estou aqui pra falar de um assunto bem interessante e que eu não vejo muito por aí. Como vocês devem saber, eu estudo em uma escola Técnica de Química e por isso, compostos orgânicos, inorgânicos, reações e tudo mais dessa área faz parte do meu cotidiano e eu achei legal vir aqui passar isso pra vocês, de forma mais simples. Vocês sabem o que dá a cor às bases? Sabe por que alguns corretivos cobrem tão bem nossas olheiras? E aquele batom matte, sabe por que ele é tão fosco e dura tanto? Vem descobrir o que está por trás de cada uma dessas coisas!

Blush e Pó Compacto:

Dentre os principais ingredientes estão talcos e componentes minerais. Falando quimicamente, o blush e o pó compacto possuem em sua formula, geralmente, carbonato de cálcio (CaCO3) e óxido de zinco (Zn2O). Já em relação às cores de cada um, podem ser usados espécies de corantes químicos ou o uso de substâncias naturais que geram determinadas cores, isso fica a critério da marca dos produtos.

Batons:

Possui na sua composição o álcool cetílico (C16H33OH), cera de abelha e óleo de gergelim. Como sabemos, o que diferencia os batons entre si é a textura de cada um. A textura mate/opaca de certos batons é proveniente de altas concentrações de ceras e pigmentação e baixas concentrações de oléo. Já os batons mais cremosos são compostos inversamente proporcionais aos mattes, ou seja, baixo conteúdo de ceras e altas concentrações de óleo.

Shampoos e condicionadores:

Os shampoos contém o chamado alginato de sódio (NaC6H7O6) que é uma substância que facilita o espalhamento do produto pelos fios (até mesmo nos cabelos sujos), afinal quem nunca ouviu “se não fez espuma, é por que não tá limpo”? Já os condicionadores/cremes de cabelo são compostos de álcoois comuns e oléicos, esse é o principal pelo condicionamento dos fios do cabelo, ou seja pela parte da “hidratação”.

Esmaltes: são tantos compostos que eu vou listá-los abaixo e dizer em que “área” do tratamento da unha, cada um serve.:

– Solventes: Responsáveis pelo tempo de secagem e fluidez do esmalte

– Nitrocelulose: Responsável pela maleabilidade do esmalte sobre a unha

– Resinas: Geram brilho, aderência e durabilidade ao esmalte

– Esteralcônio de Hectorita: Responsável pela fixação do esmalte na unha

Espero que tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre os produtos que muitas usam todos os dias, mas não fazem ideia de seus componentes. Em breve volto desvendando mais os mistérios por trás da “Química da beleza”

Beijinhos, se cuidem!

 

 

Você Também Poderá Gostar

Comentários

Deixe seu comentário