Beleza, BEM ESTAR, Dicas e Tutoriais, Saúde

Como evitar olheiras

31 de janeiro de 2015

Meninas, eu estava assistindo Big Brother Brasil esses dias e fique assustada com o tamanho das olheiras das sisters nessa edição. Coisa de louco, já viram?

img-655565-saiba-como-evitar-olheiras-como-de-amanda-do-bbb20150127151422381176

Amanda, sister do BBB15, tem olheiras caprichadas

As olheiras são definidas como manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos. Pioram com o cansaço, período pré-menstrual (no caso de mulheres) e com o passar dos anos. Acometem ambos os sexos, dando à expressão facial ares de envelhecimento, cansaço e desânimo.

O aparecimento das olheiras está relacionado à má alimentação, estresse, insônia e há um padrão familiar envolvido. Podem ainda ser desencadeadas por rinite alérgica, envelhecimento cutâneo e flacidez de pálpebras. As pessoas morenas têm maior tendência em apresentar olheiras, assim como as do sexo feminino.

Observam-se três tipos diferentes de olheiras nas pessoas. As pigmentares, vasculares e mistas. As do primeiro tipo são formadas pelo depósito de dois tipos de pigmento na pele: a hemossiderina, proveniente do ferro do sangue, e a melanina, sintetizada pelos melanócitos responsáveis por dar cor à pele. O surgimento das olheiras vasculares ocorre devido a um aumento de vasos sanguíneos na região próxima aos olhos, mais especificamente de veias, que geram uma cor azulada ou arroxeada nessa região. Já as mistas são compostas pelo componente pigmentar e pelo vascular.

Combate

Muitas crendices rodeiam a sabedoria popular no combate às olheiras. Entre eles estão o chá de camomila, guaraná gelado, rodelas de pepino e batata, hipoglós, creme para hemorroida, alcachofra e outros. Destes, o chá de camomila gelado é o que pode beneficiar uma pessoa com olheiras, pois funciona como um anti-inflamatório para a pele e surte bons resultados nas olheiras de padrão vascular. Pode amenizar as olheiras por algumas horas. O fato de ser gelado diminui o aporte sanguíneo para a área dos olhos, já que as olheiras têm um componente vascular em sua formação. A temperatura fria pode surtir bons resultados no combate às olheiras.

Na indústria dos cosméticos, muitos aliados podem ser encontrados. É importante ter atenção se os produtos são específicos para a área dos olhos, pois a pálpebra tem a pele mais fina da face e, dependendo do cosmético, pode irritá-la. O uso de despigmentantes nas olheiras de padrão pigmentar e o de laser nas de padrão pigmentar e misto são opções de tratamento. Um produto cosmético que traz bons resultados é o ácido tioglicólico, porém seu cheiro muitas vezes não é tolerado pelo paciente. Já existem no mercado produtos com cheiro mais ameno. A vitamina K1 (que melhora o componente vascular), o alfa-arbutin , a cafeína, o gingko biloba e a vitamina E são opções de cosméticos. A vitamina K1 age melhor na olheira de padrão vascular, porém é muito irritativa e muitos pacientes não toleram seu uso.
Muito é dito sobre o ácido retinoico, seu principal benefício é a estimulação do colágeno, melhorando assim a pele da pálpebra, porém deve ser associado a um despigmentante para assim trazer melhoras às olheiras de padrão pigmentar. Se a olheira for de padrão vascular, não está indicado, pois pode promover angiogênese, que é a formação de novos vasos, e piorar o quadro clínico.

As técnicas a laser consistem em tratar, com frequências diferentes dos raios, o derrame pigmentar e inibir novos vasos na região periocular. A luz intensa pulsada pode ser usada como forma de tratamento e é uma técnica mais eficaz. Como os feixes de luz, que são indolores, e com quatro a cinco aplicações mensais é possível alterar o pigmento de hemoglobina e de melanina, porém, peles morenas e bronzeadas correm riscos de manchar.

Para tratar as olheiras em casa, as compressas geladas são o método caseiro que melhor traz resultados, podendo ser feitas com soro fisiológico ou chá de camomila. O uso de cosméticos e o cuidado com a pele, como a higienização pós-maquiagem, são também formas de prevenir olheiras.

A alimentação inadequada e a falta de sono podem ser desencadeantes das olheiras, assim como o estresse. São recomendáveis pelo menos de 6 a 8 horas de sono diários para se ter uma boa qualidade de vida. A escuridão é melhor, sim, para dormir. Evite o álcool e o fumo. Mantenha uma boa hidratação da face e das pálpebras. Com estas medidas e hábitos saudáveis, as olheiras estarão de dias contados.

Você Também Poderá Gostar

Comentários

Deixe seu comentário