ENTRETENIMENTO, Música

Já ouviu falar de “Uptown Funk”?

3 de fevereiro de 2015

Você já ouviu o single Uptown Funk do Mark Ronson com participação do Bruno Mars? Não?! Por onde você tem andado? Aqui está a chance de você escutar e saber mais sobre o hit que já cumpriu o prometido e promete ainda mais para 2015.

1280x720-rlE


Depois de 7 meses correndo e voando pelo mundo todo atrás de Bruno para conseguir compôr a canção, Mark Ronson finalmente a lançou, no dia 10 de novembro de 2014, juntamente com seu quarto álbum de estúdio, o Uptown Special, que conta com outras grandes colaborações como a do wonderfull Stevie Wonder. Colaborações bem humildes, hein?

O hit viciante, em pouco menos de três meses, alcança marcas inacreditáveis: passa sua quarta semana consecutiva no topo da Billboard Hot 100, é a música número um dos Estados Unidos; é a primeira faixa a acumular 2 milhões de reproduções em uma semana no Reino Unido; e segue no topo das paradas do mesmo país pela sexta semana seguida.

mark-ronson-bruno-mars-uptown-funk-video-main-

Frame do clip do Youtube.

Muitos se perguntam: o que faz Uptown Funk ser tão viciante? Uma das respostas seria sua velocidade. Estamos tão acostumados com músicas aceleradas e novos lançamentos cada vez mais acelerados, que qualquer outra com essa mesma velocidade é tida como comum, mas, quando o Bruno e Mark aparecem com uma pouco menos acelerada e funkeada, nós tendemos a dar mais atenção a ela. Isso sem contar os versos chicletes que transbordam a música.

Outro fator que está do lado do compositores é a preparação para o refrão. O trecho “Cause uptown funk gon’ give it to you” se repete três vezes em vez de duas, que seria o padrão atual nas músicas. Especialistas dizem que essa “tensão” pré-refrão é aumentada o que nos faz aproveitar mais o refrão que, renovadoramente, não tem letra, tem apenas alguns vocais e o naipe dos metais que juntos trazem muito bem a essência que os autores quiseram colocar na música: o clima dos anos 80.

O clip, lançado em 17 de novembro de 2014, também teve grande importância pro sucesso do single. Todo o clima vintage que permeia a faixa é estampado no vídeo, que já ultrapassa a marca de 160 milhões de visualizações no Youtube.

Muitos vídeos foram feitos sobre a música, a repercussão é imensa, quase inimaginável. O elenco de The Big Bang Theory fez um flash-mob com a canção em 2014 durante a gravação dos episódios da oitava temporada. Os alunos da A. Maceo Smith New Tech High School em Dallas também dançaram a música e arrancaram lágrimas do querido Bruno Mars: “Eu chorei no final. Mas eu ainda sou durão. Obrigado a todos os envolvidos na produção desse vídeo.”. Sem falar das performances impecáveis que Mark e Bruno fizeram no Saturday Night Live, The Voice e Ellen DeGeneres Show.

E aí? Gostou da música? Vai ouvir de novo? Eu sei que vai, é impossível não ouvir! Don’t believe me? Just watch…

Performance do The Voice 2014, SNL, Ellen DeGeneres.
Flash-mob The Big Bang Theory e A. Maceo Smith New Tech High School.

Você Também Poderá Gostar

1 Comentário

Deixe seu comentário