Dicas e Tutoriais

Dicas infalíveis para tirar boas fotos com celular

11 de julho de 2015

Sabe aquele momento único que você tem bem na sua frente uma imagem digna de um porta retrato bem grande na sala de entrada da sua casa, mas você não tem uma câmera sequer por perto pra registrar esse momento?
Então, você pode fazer essa grande foto, com uma ferramenta que eu tenho quase certeza que não sai da sua mão, ou pelo menos do seu bolso. O celular.

Mas disso você ja sabe. Ta cansado de tirar aquela self com os amigos com a família com o cachorro e todo mundo. O que quero dizer é que hoje em diaexistem câmeras de celulares por aí muito potentes, que não passam vergonha na hora de registar aquele momento importante. Desapegue do self e tente experimentar outras possibilidades. Vou falar em alguns tópicos para que fique mais fácil.

IMG_20150516_085327060

Luz e Composição

Esses são os dois conceitos fundamentais da fotografia. Fotografar nada mais é do que “ escrever com a luz” então, é ela quem determina a existência ou ausência de foto. Já a composição vai depender inteiramente do olhar do fotografo diante de uma cena.
Muita gente não usa, mas a maioria dos celulares permite que você personalize a câmera e não fique só no automático. Claro que a luz durante o dia influencia muito no resultado, por isso, os melhores horários para fazer uma foto externa é pela manhã, e no final da tarde quando os tons ficam mais suaves e a luz é mais lateral.

IMG_7432

Luz difusa atenua as cores fortes, reduz a saturação dos tons e ameniza os contrastes. As cores tornam-se menos nítidas e perdem definição. Pode-se obter essa luz em dia de chuva ou nublado.

Quando estamos com o celular na mão, temos o costume de mirar a lente para a frente e tirar a foto, ali mesmo, de onde se está.
Mas não devemos limitar nossa visão para a frente, procurar diversos ângulos pode ser fundamental para uma composição mais elaborada e bonita. Vale se abaixar, se elevar, se inclinar, vale tudo.Depois de escolhido o ângulo, segure firme o telefone, se for preciso apõe ele e m algum lugar. Aí é só clicar calmamente.

enquadramento2

IMG_20150624_121557863

ff

IMG_20150628_165722682_HDR

Atenção aos detalhes

Boas fotos estão por todos os cantos, Uma volta pelas ruas d cidade é suficiente para encontrar cenas que valem a pena ser registrados. E quando digo isso, não me restrinjo as grandes paisagens, como o por do sol, ou a disposição das arvores de um parque. Os detalhes também comunicam e muito!

IMG_4044

Cores

A fotografia com o celular pode ser tirada sob qualquer condição de tempo. Alguns celulares trazem recursos para mudar o modo de cor, colocar efeitos, aumentar brilho, contraste e em alguns até é possível alterar a abertura do diafragma. (quanto mais aberto, mas luz entra pelo sensor).

cores

IMG_20150624_120641722

Enquadramento

Alguns celulares tem a opção grelha que é mais ou menos isso divide a tela em 3/3 que representam a lei dos três terços. Essa lei nos ajuda a fazer bons enquadramentos, fugindo do padrão centralizado a que os olhos estão acostumados.
A lei dos três terços, nos orienta a posicionar o objeto que se deseja fotografar, nas partes onde as linhas se encontram.
Dessa forma o olhar se volta primeiro para essas partes. A aplicação da regra dos terços não é mais do que evitar simplesmente centrar o elemento a fotografar, e posicioná-lo 1/3 acima do fundo e 1/3 à esquerda ou então 1/3 abaixo do topo e 1/3 à direita e assim sucessivamente. No caso de pessoas e objectos procure posicioná-los numa das quatro intersecções da grelha; no caso de paisagens, posicione-as no topo ou no fundo da grelha. O resultado é uma imagem mais natural, contrabalançada e estimulante ao olhar.

Agora que já sabemos dessas coisinhas, vamos fotografar? Saque seu celular e saia por aí testando. Fique atento, tudo TUDO pode virar uma boa foto, basta perceber, enquadrar e sentir.

ggj

não esqueçam de comentar o que acharam aqui ok?

OBS: Todas as fotos deste post são de minha autoria e podem ser vistas também no meu instagram @graacisa

 

Você Também Poderá Gostar

Comentários

Deixe seu comentário