Boa Forma

O que comer antes e depois do treino?

21 de janeiro de 2016

Emagrecer é uma coisa tão complexa como resolver um problema de cálculo, pois cada caso é um caso e o que dá certo para um nem sempre dará para outra pessoa. Por isso é necessário procurar a ajuda de um profissional e ver o que é melhor para a sua situação.

Mas algumas coisas são comuns, como fazer exercício físico e uma reeducação alimentar. Mas como aliar isso sem passar fome? Acredite, é possível!

Antes de levar à sério essa questão de dieta, eu achava que passar fome me faria emagrecer. Então eu me alimentava mal e ficava horas sem comer. Como vocês já devem esperar, o resultado foi o contrário. Mas por quê?

Te explico!

Quando você passa mais de três horas sem se alimentar ou faz jejum, o corpo economiza no gasto calórico e o metabolismo fica mais lento. É a forma dele estocar energia para prevenir a falta.

A saída para isso é se alimentar de 3 em 3 horas, sendo: café da manhã, colação, almoço, lanche, janta e ceia. Na colação, no lanche e na ceia, você pode comer uma fruta, tomar um suco, ou comer uma barrinha de cereal. Isso o seu nutricionista irá dizer o que é melhor no seu caso.

Outra coisa que aprendi é que nem sempre o carboidrato é um vilão!alimentos-carboidratos

Se você pratica exercício físico, precisa de energia. E o carboidrato é a fonte que precisa. É óbvio que você não vai comer macarrão e lasanha todo dia, mas saber controlar a quantidade, aliando às suas necessidades, é a solução dos seus problemas!

As porções de carboidratos devem ser evitadas na parte da noite: MITO!

Acreditava-se que as calorias dos carboidratos não seriam consumidas pelo corpo durante a noite, sendo acumuladas na forma de gordura, porém, essa energia é usada para o funcionamento cerebral e dos órgãos.

Uma pesquisa realizada na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, decidiu investigar essa máxima da dieta. Para o estudo os pesquisadores acompanharam 78 voluntários, que seguiram uma dieta de 1.500 calorias diárias. A dieta era composta de 20% de proteína, 30% a 35% de gorduras e de 45% a 50% de carboidratos. Os participantes foram divididos em dois grupos, o primeiro deveria consumir a cota de carboidrato apenas durante o dia, enquanto o segundo comia esse tipo de alimento no período da noite. Após seis meses, todos os participantes perderam 10 kg.

A principal diferença encontrada entre os dois grupos foi a taxa de leptina, hormônio que ajuda a controlar o apetite. Os participantes que consumiram carboidrato à noite apresentaram quantidades maiores dessa substância, sentindo menos fome durante o dia. Além da leptina, dois outros hormônios sofreram alterações: grelina, que promove o apetite e abaixa quando nos alimentamos, e adipectina, que evita o depósito de gordura nas artérias, além de possuir propriedades anti-inflamatórias e ajudar na ação da insulina, reduzindo o risco de diabetes.

Se você praticar exercícios físicos com o intuito de emagrecer…

Sua alimentação dever ser altamente balanceada e aliar sua fome ao funcionamento do seu corpo.

Traduzindo…

Antes do exercício físico é bom comer um alimento rico em carboidrato, como biscoito de água e sal ou banana. No caso do biscoito, uns 3 ou 4 é o suficiente para gerar a energia necessária para o treino.

Caso você emende um exercício aeróbico e seu tempo de treino passar 2h, é bom comer uma barrinha de cereal, uma banana ou tomar um isotônico para repor o glicogênio e você não ter um desgaste físico maior.por-que-e-importante-comer-alimentos-com-proteinas

Depois do treino é bom ingerir proteína, pois ela é fundamental no processo de construção muscular, ou seja, quando você transforma sua gordura em massa magra. Essa alimentação deve ser feita até uma hora e meia depois do treino.

O carboidrato aí pode te ajudar também, pois irão ajudar a recompor as reservas de glicogênio. Mas se seu objetivo é emagrecimento, o ideal é esperar uma hora para ingerir um carboidrato de alta complexidade, como banana, manga, mamão ou granola.

Se você malha próximo a colação ou lanche, pode tomar um leite desnatado com granola ou frutas. Se malha próximo às refeições principais, como almoço e janta, pode equilibrar a refeição com os alimentos.

Então, essas dicas te ajudaram com alguma coisa? Tem alguma dica ou sugestão? Deixe nos comentários!

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1 Comentário

  • nrvfbara@gmail.com'
    Reply M. Henrique 22 de março de 2016 at 11:31

    Bom dia

    Curti muito esse conteúdo.

    Por mais sites idem a este!

    http://www.guiadosomatodrol.com do Guia do Somatodrol

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