Boa Forma, Fitness

Óleo de Cartamo: veja os benefícios e como usar

8 de janeiro de 2016

Cártamo: planta asiática parente do girassol. Seu óleo é feito de sementes e atua destruindo gorduras localizadas. Dê um oi para seu mais novo melhor amigo.

O óleo de cártamos tem vários benefícios, entre eles secar a gordura localizada no abdome, ajudando a retirar aquele pneuzinho. Ele possui cerca de 60 a 80% de ácido linoleico (conhecido como ômega 6) e de 20 a 40% de ácido oleico (ômega 9), duas substâncias importantes para ajudar na perda de peso.

Pesquisadores da Universidade de Ohio descobriram que o consumo do óleo de cártamo aumenta a produção de um hormônio chamado adiponectina, que é capaz de reduzir a absorção de colesterol e gorduras no intestino. A substância age nas células gordas do abdome, fazendo-as murchar. Ou seja: o óleo de cartamo diminui as gordurinhas já existentes e dificulta o surgimento de novas.

Além disso, o óleo é rico em vitamina E, um antioxidante. Isso ajuda na saúde como um todo, combatendo o envelhecimento precoce e até mesmo protegendo contra diversas doenças.

Ele reduz inflamação, diminui o colesterol ruim, melhora a saúde do coração e promove o ganho de massa magra.

Confira os benefícios do Óleo de Cartamo:

1. Auxilia na dieta

O óleo age na gordura localizada, principalmente na área do abdômen, a qual é utilizada como energia. O cártamo proporciona saciedade às pessoas que o consomem, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em caloria. Para aqueles que realizam atividades físicas, o óleo proporciona um aumento da energia e uma melhora no sistema imunológico. O metabolismo de lipídios e a produção da insulina são normalizados com o uso reincidente do produto. Regularizando a produção dessas duas, o corpo retém menos gordura, principalmente na área do abdômen inferior.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o consumo de gorduras é essencial em dietas para perda de peso. O fundamental é consumir fontes de gorduras boas, e na quantidade correta, balanceando todos os macro e micronutrientes. Uma privação exagerada de gorduras deixa o metabolismo mais lento e prejudica os resultados da dieta. Portanto, consumir o óleo de cártamo moderadamente como substituto de outros tipos de gorduras e seguindo uma dieta com a distribuição energética ideal entre gorduras, carboidratos e proteínas, pode ser um meio bastante eficaz de acelerar o metabolismo, a queima de gordura e consequentemente perder peso.

Além disso, estudos demonstraram que o óleo de cártamo é capaz de aumentar os níveis de serotonina no organismo. Esse neurotransmissor está estreitamente relacionamento ao humor, diminuindo a ansiedade e promovendo bem-estar, condições que auxiliam a reduzir o apetite e a ingestão de calorias.

Ò

2. Reduz o colesterol ruim

Estudos ainda conflitam neste ponto, porém evidências indicam que o óleo de cártamo também parece ter a capacidade de elevar os níveis de HDL, que é o colesterol bom, e reduzir os níveis de LDL, o colesterol ruim. Os níveis de colesterol estão diretamente ligados à suscetibilidade a doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, enfarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. O colesterol ruim pode se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos formando placas que bloqueiam o fluxo sanguíneo, enquanto o colesterol bom ajuda a reduzir a deposição dessas placas. Assim, por melhorar o perfil lipídico do sangue, o óleo de cártamo seria um excelente aliado para a saúde do coração.

3. Controla os níveis de açúcar no sangue

O óleo de cártamo pode ser um auxiliar no controle da glicemia, ajudando portadores de diabetes no controle da doença ou pessoas não diabéticas na sua prevenção. Os níveis de glicose no sangue também são extremamente importantes para quem deseja ganhar massa magra ou perder gordura, uma vez que determina a liberação de insulina, que por sua vez é um hormônio que favorece o acúmulo de gordura.

4. Faz bem para a pele

Por ser rico em ácido linoleico, o óleo de cártamo é um excelente aliado para a pele, melhorando a aparência, hidratação e ajudando a reduzir acne. Por fornecer também vitamina E, ele combate os radicais livres e com eles as rugas, linhas de expressão e outros sinais da idade, ajudando a manter a pele renovada e com aparência mais jovem. O óleo não é comedogênico, ou seja, não obstrui os poros, assim é utilizado em uma série de formulações cosméticas e alguns especialistas recomendam até sua aplicação diretamente sobre a pele misturado com algumas gotas de óleos essenciais, ou ainda misturado a outras loções hidratantes. Melhora também a saúde dos cabelos. O ácido oleico é muito benéfico ao couro cabeludo e raiz dos cabelos, estimulando o crescimento e deixando os folículos mais fortes. Dentre os benefícios do óleo de cártamo estariam ainda as propriedades antibacterianas, auxiliando no combate à acne.

5. Ajuda o sistema imunológico

O óleo de cártamo pode melhorar nosso sistema de defesa por garantir o fornecimento de ácido linoleico, essencial para a produção de prostaglandinas e que não consegue ser sintetizado pelo corpo humano.

Efeitos colaterais

  • aumento de resistência à insulina;
  • aumento da peroxidação lipídica;
  • diminuição do colesterol bom em pessoas com hipertensão, entre outros.o-FISH-OIL-facebook

Onde encontrar o Óleo de Cartamo?

Geralmente em farmácias ou lojas de produtos naturais. Eu comprei o meu no Mundo Verde (por R$ 39).

Como usar o Óleo de Cartamo?

A quantidade base é a de 9 g por dia. Você pode consumir o óleo na sua forma líquida, no tempero de saladas e alimentos ou então, como cápsula em suplementos. Na primeira hipótese, o ideal é ingerir 2 colheres de chá por dia e na segunda, 2 cápsulas por dia dão conta do recado.

No meu caso, comprei um pote de Cartamo com Cromo e tomo uma cápsula antes do almoço e outra antes da janta. O ideal é consumir 30 minutos antes da refeição.

Gostou do Óleo de Cartamo? Deixe seu comentário!

Via Mundo Boa Forma e Treino Mestre

Você Também Poderá Gostar

1 Comentário

  • lilianesantos@hobbysys.com.br'
    Reply Nila 12 de janeiro de 2016 at 20:02

    Gostei das matérias. {Preciso de|Estou precisand

  • Deixe seu comentário