BEM ESTAR

Coletor menstrual: o que são e porquê usar

12 de maio de 2016

Coletor menstrual não é a mesma coisa que coletor universal, aquele utilizado para recolher fezes ou urina. E sim, eu ouvi tudo isso quando andava de farmácia em farmácia a procura de um. Por enquanto é mais fácil de ser comprado pela internet, por ser ‘desconhecido’ nas farmácias e comércios físicos. Ainda não testei, mas resolvi falar o que sei  sobre o assunto que é considerado uma “novidade”. Resumindo: o coletor menstrual é uma opção ao absorvente!

Você conhece o coletor menstrual?

Fonte: alvolocal.com.br

Fonte: alvolocal.com.br

Mas isso existe, Isa? Como eu nunca ouvi falar? Eu pensava que só existisse absorvente interno e o “comum” (externo). As coisas evoluem e passamos a ter mais opções, o que é ótimo, porque para quem não se sente bem com o absorvente há o coletor e vice e versa.

Fonte: www.porquenao.org

Fonte: www.porquenao.org

A principal diferença entre o coletor e o absorvente é muito óbvia: o primeiro coleta o fluxo e o segundo o absorve.

Separei aqui alguns motivos para o uso de coletores, no entanto, acho importante que você mesma teste e tenha a sua própria opinião sobre o produto. Por exemplo, eu estou louca para experimentar e assim que eu testar coloco a minha opinião pessoal sobre o produto. Entretanto, no momento considero uma opção muito válida.

Motivos:

  1. Economia

É sempre bom saber mais uma forma de ajudar nosso bolso.  O preço dos coletores variam em média entre 70 e 100 reais. Isso tudo, miga? CÊ TÁ LOUCA? Calma, meus amores! Vou explicar: o coletor é reutilizável e dura mais ou menos 10 anos, ou seja, muito tempo. Pensa em quanto você gasta em 10 anos com absorventes, com certeza perceberá que o gasto é bem maior.

Fonte: bruxariadistro.com

Fonte: bruxariadistro.com

  1. Meio ambiente

Já pensou na quantidade de lixo que geramos ao utilizarmos absorventes? Uma mulher menstrua, normalmente, dos 12 até os 50 anos, o cálculo estimado é de 10 mil absorventes durante toda a vida. A versão externa demora 100 anos para se degradar na natureza, e o interno cerca de um ano. O coletor por ser reutilizável contribui para a redução da produção de lixo, ou seja, ajudando o nosso lindo meio ambiente <3

Fonte: femininous.com

Fonte: femininous.com

  1. Duração

Você pode usar o seu coletor direto por 12 horas, depois basta limpá-lo e ele estará prontinho para ser utilizado de novo.

  1. Autoconhecimento

Mas Isa o meu fluxo não dá nesse ‘copinho’!!!  O sangue quando entra em contato com o absorvente comum se espalha e por isso acaba dando a impressão do fluxo ser muito intenso. Com o coletor você vai perceber com o passar dos ciclos se o seu fluxo é intenso, médio ou fraco, além de descobrir o tamanho do canal vaginal, assim como o formato e estreitamento.

Fonte: beijodaglai.com.br

Fonte: beijodaglai.com.br

  1. Não causa alergia

Ele é feito de silicone hipoalérgico, não agride o PH vaginal e não deixa que o sangue menstrual fique em contato com a pele, eliminando assim uma série de riscos para a saúde íntima. Diferentemente dos absorventes que podem causar alergia devido ao abafamento da região íntima, aumento na ocorrência de fungos e proliferação de bactérias causadoras de infecções.

  1. Não vaza

Lógico que isso só ocorre após você aprender direitinho como usar. Quando inserido no canal vaginal, o coletor forma uma espécie de vácuo que impede que o sangue menstrual vaze, ou seja, você não precisa se privar de nenhuma atividade física 🙂

Fonte: vadebike.org

Fonte: vadebike.org

  1. Não fede

O sangue menstrual só causa mau cheiro quando entra em contato com o oxigênio. Aposto que você não sabia, né? Com o coletor menstrual você fica livre de odores desagradáveis da menstruação

  1. Comodidade

Você carrega um coletor ao invés de vários absorventes.

  1. Liberdade feminina

Menstruação é uma coisa chata. O coletor menstrual possibilita menos cuidados e atenção que os absorventes gerando mais liberdade feminina.

Fonte: coletandodias.blogspot.com

Fonte: coletandodias.blogspot.com

Com tantas vantagens e não sendo um produto novo no mercado por que ainda é tão desconhecido?

Fonte: www.vice.com

Fonte: www.vice.com

A nossa sociedade tenta lidar com a menstruação em ‘segredo’, todxs sabemos que ocorre, mas a maioria não comenta a respeito. Para usar o coletor, a mulher precisa entrar em contato com o próprio corpo o que não é fácil para a mesma e para a compreensão da sociedade.

Fonte: www.mundodapoli.com

Fonte: www.mundodapoli.com

O que vocês acharam da iniciativa de usar o coletor? Deixo aqui um vídeo em que a Jout Jout fala um pouco a respeito. Beijos <3

Você Também Poderá Gostar

Comentários

Deixe seu comentário