Cabelo

Como descobrir o meu tipo de cabelo?

11 de julho de 2016

A principal dúvida na hora de cuidar dos cabelos é qual tratamento, corte, penteado é melhor para o seu tipo de cabelo. Mas pera aí, você sabe qual é o seu tipo de cabelo? Eles podem ser lisos, enrolados, cacheados ou crespos, mas podem ser ainda mais específicos. Identificar o seu fio vai ajudar (e muito) na hora de comprar um produto ou optar por um tratamento. Confira a classificação e encontre o seu lugar nesse mundo vasto das madeixas.

Cabelos lisos

Entende-se por cabelo liso aquele que não possui nenhuma ondulação. Geralmente é muito sedoso, pois a oleosidade atinge as pontas dos fios. Porém, com o uso de chapinha e secador, esse tipo de cabelo pode ressecar facilmente. Cabelos lisos são representados pelo número 1.

1A – Liso fino: Não possui nenhum tipo de ondulação. o fio é bastante fino, oleoso, e brilhante. É aquele tipo de cabelo que não para uma presilha sequer.

1B – Liso médio: Também não possui nenhum tipo de ondulação, mas o fio é um pouco mais grosso que o tipo 1A. Ele também é oleoso e brilhante. Esse tipo de cabelo, por exemplo, aguenta um babyliss, por ter o fio mais grosso.

1C – Liso grosso: Sabe aquele liso pesadão, reto, grosso que você tem dificuldade de ver um por um? Eles tem uma tendência a serem oleosos.

Cabelos ondulados

O cabelo tipo 2 é o meio termo entre o liso e o cacheado. Ele não chega a formar cacho, mas tem aquele S, com aparência de marcado.

2A – Ondulado fino: Não costuma ser um cabelo volumoso, ele é quase liso e suas ondulações são, principalmente, nas pontas.

2B – Ondulado médio: As ondas são soltas, tende a ter frizz e as ondas formam um S perfeito.

2C – Ondulado grosso: As ondas são mais intensas e tem um formato de S bastante definido. Neste tipo já é possível encontrar alguns cachos. É comum esse tipo de cabelo ser volumoso e os fios não são tão grudados na cabeça (por causa da oleosidade) quanto os anteriores.

Cabelos cacheados

Os cabelos tipo 3 são os famosos cachinhos. Nesses casos, as molinhas são formadas bem definidas e simétricas. Costuma ser um cabelo mais seco, então a hidratação deve ser caprichada.

cabelo cacheado

3A – Cachos soltos: aquele tipo de cachinho que parece que fez babyliss. É largo e regular.

3B – Cachos apertados: os cachos são mais estreitos, definidos e bem espiralados. As pontas tender a ser secas, por que a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de percorrer todo o fio.

3C – Cachos super apertados: os cachinhos são super apertados e estreitos e ficam “grudadinhos” uns aos outros. Os cachos tem formações de espirais mais apertadas. Os cachos são bem definidos, mas muito mais fechadinhos e estreitos. As pontas também tendem a ficar secas. Os fios são finos.

Cabelos crespos

Os cabelos crespos, também conhecidos como cabelos afro, fecham a nossa lista de tipos de cabelo. Os fios de número 4 são bem mais secos, pois a oleosidade não consegue percorrer os fios.

Um fato que diferencia cabelos muito cacheados (como os 3C) dos crespos é que os crespos se mantém totalmente enrolados até molhados.

cabelo crespo

4A – Crespo macio: Cachos hiper estreitos, que parecem molinhas, da largura de uma agulha de crochê, bem definidos. Mistura de cachos e torções.

4B – Crespo seco: Muito bem enrolados, ou em formato de zigue-zague, os cachos são menos definidos e podem não ser visíveis quando seco. Os fios são muito finos e tendem a serem mais secos e quebrarem facilmente.

4C – Crespo sem forma: Possui o mesmo padrão zigue-zague do 4B, porém tem definição em algumas áreas. Eles formam “molas” extremamente apertadas que encolhem muito perto do couro cabeludo quando o fio está seco. Aliás, a formação de cachos pode nem ser visíveis quando o cabelo está seco. Pode apresentar porosidade, e por ser um fio bastante fino, ele também tem facilidade de se quebrar.

Bem, é isso. Com isso, você poderá buscar mais informações de como cuidar melhor dos seus cabelos. Vale lembrar que você só vai descobrir a forma real do seu cabelo quando ele for totalmente natural, além de ser mais fácil descobrir com ele molhado. Outro ponto importante é que algumas pessoas podem ter mais de uma combinação de cabelo (um tipo na frente e outro atrás, por exemplo).

O meu tipo é o 2B. E o seu? Deixa a resposta nos comentários e nos ajude a trazer mais informações de como cuidar dos seus cabelos para o Delírios de Donzelas.

Você Também Poderá Gostar

3 Comentários

  • Lekassantana@hotmail.com'
    Reply Alexsandra Silva Santana 14 de julho de 2016 at 10:07

    O meu é 4C

    • Reply Carol Danelli 17 de julho de 2016 at 21:28

      Alexsandra, você tem facilidade para achar produtos?

      O meu é 2B, mas está em fase de transição. É bem chatinho.

  • flaviamaciel30@gmail.com'
    Reply Flavia Maciel 2 de novembro de 2016 at 16:02

    Prazer em conhecer seu blog. Meu cabelo é o 3B, quase 3C. Ha pouco tempo redescobri meus cachos naturais e o cortei acima do ombro. O que vc disse e bem certo: o usando conecemos nosso tipo de cabelo é bem mais fácil cuidar dele! Beijo e não pare de escrever!

  • Deixe seu comentário