COMPORTAMENTO

Meu corpo, minhas regras – Polêmica Turma da Mônica Jovem

19 de julho de 2016

A edição 94 da Turma da Mônica Jovem está dando o que falar. Na história, Cascão, Cebolinha e outros amigos da Mônica debatem sobre a possibilidade de ela colocar aparelho nos dentes. No entanto, Mônica se recusa e diz: “Meu corpo, minhas regras”.

E ela está certíssima sobre isso. Se ela quer “endireitar” os seus dentes ou se deseja manter da forma como está é uma escolha única e exclusiva dela. Os amigos podem dar opinião, mas no final a decisão é toda da Mônica que passaria por um tratamento dentário ou não dependendo do que deseja.

Você faz o que quiser com o seu corpo e não cabe a terceiros tomar decisões e fazer escolhas por você próprio.

Achei maravilhoso em uma revista direcionada para o público infanto-juvenil mostrar que cada um tem liberdade de escolha. Essa é uma questão muito importante de lidar e foi apresentada de forma leve através dos quadrinhos.

Fonte: tmjdomeujeito.blogspot.com

Fonte: tmjdomeujeito.blogspot.com

Contudo, sabemos que infelizmente a maior parte da população ainda é machista e vivemos em uma realidade onde as pessoas se intrometem o tempo todo na vida alheia. Portanto, várias pessoas acharam um absurdo essa frase ter sido colocada e principalmente para adolescentes.

Para piorar o “filósofo” Olavo de Carvalho escreveu uma matéria sobre o aborto e colocou o quadrinho dessa fala para ilustrar, o que aumentou qualquer polêmica que já poderia ter começado. No Twitter onde é seguido por 110 mil pessoas escreveu que a Revista da Turma da Mônica estava espalhando um discurso abortista. E a roteirista Petra Leão passou a ser atacada na internet.

“Meu corpo, minhas regras” aparece em vários discursos feministas, a Turma da Mônica está com projeto de empoderamento feminino chamado #DonasdaRua

Fonte: www.ceert.org.br

Fonte: www.ceert.org.br

Achei um absurdo sem tamanho primeiramente a população reagir de forma negativa a uma historinha que ensina que nós somos os responsáveis pelas decisões relacionadas a nós mesmos. E totalmente sem noção esse “filósofo” retirar de todo o contexto e pregar um discurso de ódio.

É claro que o pessoal da Turma da Mônica Jovem fez uma publicação explicando a polêmica

O que aconteceu mesmo?

Na revista Turma da Mônica Jovem nº 94, os melhores amigos da Mônica ficam opinando se ela deve ou não usar um aparelho dentário, por uma questão estética.

No entanto… essa é uma decisão que cabe única e exclusivamente à Mônica. E a sua turma entende, aceita e respeita isso. Porque gosta dela do jeito que ela é.

Há mais de 50 anos, as histórias em quadrinhos da Mauricio de Sousa Produções são feitas para divertir e entreter, mas também para levantar discussões saudáveis, sempre com muito respeito a todos.”

Petra, seu trabalho, suas regras! Quem tem raiva, tem medo. Continue com esse trabalho maravilhoso <3

Você Também Poderá Gostar

Comentários

Deixe seu comentário