COMPORTAMENTO

Você tem TPP?

7 de julho de 2016

Como se não bastasse a nossa TPM todo mês, existe a TPP (Tensão Pré-Prova). Você sabe o que é isso? Pelo que pesquisei e percebi nas minhas atitudes eu tenho isso. E você? Venha comigo descobrir o que é a TPP e como lidar, acredite você não está sozinha!

Porque não adianta ser nervosa…

Se você passa por mim ou fala comigo pensará que sou uma pessoa bem calma e tranquila, até sou, mas coloca uma prova na minha frente que eu vou surtar, ou melhor, me dá uma data de teste qualquer. O período anterior a avaliação é o que fico mais angustiada, aquele tempo de preparação até chegar a bendita hora da prova me mata. Eu sei que quando chega a hora é fazer querendo ou não e tentar dar o seu melhor, talvez por isso que eu não me estresse durante a prova.

Já fiz milhares de provas durante a vida, principalmente no Ensino Médio em que eu tinha simulado praticamente toda semana, fora os cursos e vestibulares. Mas não importa toda vez que vou fazer uma avaliação eu fico extremamente nervosa e isso acontece tanto para matérias em que tenho facilidade e considero saber tanto para as que ocorrem o oposto. E já vou avisar, não adianta nada, pelo contrário, prejudica. Claro que é comum se sentir um pouco pressionada e tal, entretanto isso não pode se tornar tão intenso a ponto de te dominar.

Obviamente é relacionado ao sistema nervoso e isso se chama ansiedade e sofrer por antecipação. Se existe algo que possa ser feito para melhorar essa sensação eu não sei, porém é uma tensão muito grande.

Durante a minha semana de provas inteira eu acordava com vontade de chorar ou de correr para fugir, sei lá. Claro que fiz todas as provas, porém para que serve esse desespero? Nada!

Fonte: www.equipeagoraeupasso.com.br

Fonte: www.equipeagoraeupasso.com.br

A minha recomendação para você que sente o mesmo que eu perto da época de provas é para estudar e o que tiver que ser acontecerá, tente dar o seu melhor, pense positivamente, peça ajuda aos seus amigos se não estiver entendendo algo da matéria, joga no Google o assunto estudado também…

Você não pode deixar a sua tensão atrapalhar o seu desempenho tanto para se preparar para a prova tanto para a hora de fazê-la. Você é melhor, mais forte do que qualquer folha que terá que enfrentar. É apenas um papel que precisa ser preenchido por você, isso mesmo, você depende tanto dele quanto ele de você. Então tente deixar essa relação de rixa e troque por uma de amizade. Esse parágrafo pode ter ficado um pouco estranho e filosófico, mas faz sentido.

E quando eu escrevi esse texto me sentia dessa forma porque iria começar o meu estágio (nunca trabalhei na vida e pode deixar que vou fazer um post sobre esse tema depois), tinha p3 na facul, ou seja, aquela prova que ou você vai bem e passa ou repete (eu passei rs) e tinha prova de Espanhol no curso (os verbos com seus mil tempos e milhares de irregularidades me matam) por isso me sentia pressionada, agoniada, nervosa, ansiosa, tensa…

Eu sei que vai passar e que sou mais forte que essas sensações, que o medo é irracional (aprendi quando li um livro e nunca mais esqueci), que tudo que é novo assusta e por esses motivos fiquei um tempo sem postar aqui.

Como vocês se sentem perto da semana de provas? Como lidam? Alguém tem alguma sugestão ou crítica? Eu sei o quanto é difícil, todavia nós temos que ser mais fortes e não deixar com que isso tudo que narrei aconteça com a gente, nós comandamos a nossa cabeça e se não queremos sentir isso podemos não sentir.

Outra coisa importante é que temos que aprender a ser autoconfiantes, como conseguimos confiar nos outros sem ao menos confiarmos em nós mesmos? Lembre-se somos para sempre a nossa própria companhia e não há nada melhor do que amor próprio que nos leva a sentirmos seguros em qualquer coisa relacionada a nós mesmos.

O bom de postar esse texto hoje é que já comecei o estágio, assusta como qualquer novidade ainda mais por você adquirir uma nova responsabilidade, mas vi que não é um bicho de 7 cabeças. Fiz as minhas provas de Espanhol e acho que fui bem (ainda não saiu o resultado) e tirei 10 na minha p3. Ou seja, eu senti aquilo tudo desnecessariamente, porque o resultado final foi sucesso.

Eu sei que é muito fácil falar, porém na hora de por na prática é completamente diferente. Fica aqui um registro que mesmo quando pensamos que o mundo está desabando, na verdade ele pode estar apenas se construindo mais firme e forte <3 Go guuurl, do ur best!

Obrigada por lerem esse desabafo e tenham certeza que compartilhá-lo já me fez sentir melhor então te agradeço bastante <3

Você Também Poderá Gostar

2 Comentários

  • Reply Carol Danelli 9 de julho de 2016 at 10:34

    Hoje em dia não costumo ter TPP, mas lembro que na época do ENEM eu fui parar no médico, por conta de stress pré prova. Cheguei a tomar remédio e tudo..

    • Reply Isabela Barcellos 11 de julho de 2016 at 20:07

      Fico feliz que você não tenha mais, Carol <3 É muito importante sabermos lidar com a nossa ansiedade e não supervalorizar provas prejudicando a nossa saúde.

    Deixe seu comentário