BEM ESTAR, Saúde

Coletor Menstrual: o test drive

18 de setembro de 2016

Eu sei que o assunto não é nem um pouco novo, mas precisava dividir com as minhas donzelas preferidas sobre a minha experiência com o Coletor Menstrual. Demorei bastante para comprar por motivos de: MEDO. Sim, medo! Tinha medo de doer, de vazar, de incomodar, de dar ruim e ter algum problema… Enfim, precisei conversar com muitas mulheres diferentes até criar coragem de comprar e então começaram a surgir mais dúvidas. 

A compra

Eu pesquisei duas marcas: a Fleurity e a InCiclo. Acabei comprando da Fleurity por conta do preço –  o preço de um da InCiclo é o mesmo de dois da Fleurity, o que pode ser bem válido caso você queira dividir com uma amiga. Paguei R$ 89,90 + frete pra minha cidade. Você vai escolher de acordo com o tipo, no meu caso, o tipo 2 melhor me atendia já que não tenho 30 anos e nem filhos.

Em uma semana o correio me entregou o pacotinho. Confesso que quando vi, achei que tinham me entregue errado e só tinha vindo um.  Ele vem em uma caixinha só e o conteúdo dela é: 2 copos coletores, 2 saquinhos de armazenamento, manual e um cupom de desconto.

whatsapp-image-2016-09-18-at-10-31-12

Por sorte, o copo chegou bem na época da minha menstruação vir. Não ia me aguentar para testar!

O teste

Lembra dos medos que falei lá em cima? Eles todos vieram a tona no primeiro dia de uso!

Primeiramente, você precisa ferver os copos antes de usar, isso você vai fazer sempre antes do ciclo. Existem umas panelinhas que eles mesmo vendem para esterilizar, mas você pode separar um recipiente de vidro na sua casa para tal função. Mas lembre-se de usar o recipiente só para isso.

Como ferver? Fácil! Encha a panela ou o recipiente de vidro até o copo ficar completamente submerso. No fogão, deixe o fogo aceso até a água ferver, já no microondas, coloque entre 3 e 4 minutos. Pronto! Jogue a água fora e já pode utilizar o seu coletor menstrual.

Primeira dúvida:  como colocar?

Dentro da caixinha vem um manual. São várias dobrinhas que você pode fazer para ele entrar mais fácil. Teste e veja qual funciona melhor com seu corpo. Demorei um pouquinho até ver qual posição e dobra funcionava melhor para mim, mas assim que achei, já estou tirando de letra.  Super fácil! Agora, com o copinho lá dentro, hora de sair pra trabalhar.

Como dobrar (Foto: Reprodução/A Menina Da Janela)

Como dobrar (Foto: Reprodução/A Menina Da Janela)

Confesso que fiquei apreensiva demais! Eu sentia a menstruação descer e ficava: pronto! Vou me sujar, esse negócio não vai funcionar! Até que resolvi ir no banheiro checar a situação e, para o meu espanto/alívio, estava completamente limpa! No primeiro dia, assim que cheguei em casa tirei o copinho para ver e… não tinha quase nada. Fiquei me perguntando: CADÊ MINHA MENSTRUAÇÃO? Pois é, gente. O absorvente engana muito a gente e o copinho não enche com essa facilidade. Então, fui dormir com o bichinho.

passo-a-passo-para-colocacao-de-um-copo-menstrual-2-640-427

Vocês devem estar pensando: que looouca! Dormiu com aquele negócio. Olha, não vaza! Não incomoda! E não doi! No dia seguinte, quando acordei e fui tomar banho para trabalhar, retirei o copinho no box. Finalmente copinho cheio! AÍ ESTÁ A DANADA!

Como tirar?

Pra mim essa é a parte mais difícil! Como ele faz um vácuo quando entra, se você tentar puxar, vai machucar. O que eu faço: com o dedo, aperto a base do copo, ela cria um ar e então eu puxo. Já tentei em diversas posições e descobri que quase de cócoras é melhor, palavras de quem já deixou o copo cair no vaso e teve que ferver tudo de novo, de quem puxou com força e acabou jogando o copo longe dentro do box, e que achou que o negócio não ia sair nunca de dentro e eu ia acabar indo para o hospital.

Avaliações

O coletor menstrual é a 8º maravilha do mundo! Realmente não vaza, não incomoda e não dói. Dá pra ficar de boa durante o dia enquanto a mulher trabalha/estuda/faz seus afazeres e ao chegar em casa tirar. Além de ser super ecológico, já que dura até 10 anos.

Você pode ir ao banheiro sem problemas, o copinho não entra em contato com nada. O meu arrego foi quando tive cólica, pois parecia que meu corpo queria tirar aquele objeto estranho de dentro de mim, então retirei o coletor e coloquei o absorvente comum. Porém, tirando isso, foi uma experiência e tanto e agora super indico para todas as minhas amigas e as mulheres que conheço! É uma sensação incrível ir ao banheiro e estar limpa, poder ir na piscina ou na praia, usar roupa justa sem marcar. E sem cheiro!!! Porque o sangue só dá cheiro quando entra em contato com o oxigênio.

Olha, confesso que fiquei até mais feliz durante meus dias de sufoco!

Opinião dos médicos

Não tem contra indicações, mas é necessário que a higiene seja bem alta. Eu comprei um sabonete de higiene íntima para lavar o copo cada vez que retiro e já fervi ele duas vezes. É necessário este cuidado para que não aja problemas internos.

Me conta vocês, qual a sua opinião sobre o coletor menstrual?

 

Você Também Poderá Gostar

2 Comentários

  • karilaynareias@gmail.com'
    Reply Karilayn Areias 10 de outubro de 2016 at 15:31

    Muito legal seu relato Carol! Tô pensando em começar a usar e nessa fase da pesquisa é importante saber a opinião de quem usa.

    • Reply Carol Danelli 10 de outubro de 2016 at 21:46

      Eu realmente me adaptei muito fácil. E com o uso você vai se acostumando 🙂

    Deixe seu comentário