Colaboradoras, COMPORTAMENTO, Dicas e Tutoriais

ENEM is coming!

28 de outubro de 2016
Fonte: appprova

Fonte: appprova

Estamos há exatos 8 dias do Exame Nacional do Ensino Médio, o famigerado ENEM!

É importante saber que além da preparação de todo o ano estudando, absorvendo conteúdo, fazendo exercícios e afins, o “pré prova” também é extremamente importante para a obtenção de um resultado satisfatório. Pensando nisso, essa donzela vestibulanda aqui veio dar algumas dicas essenciais para essa reta final!

ANTES DA PROVA

“Vou dar tudo de mim nos estudos nessa última semana, estudar dia e noite!”. Ao contrário do que muitos pensam, esse não é o momento ideal para intensificar os estudos, e sim diminuir o ritmo para evitar chegar cansado no dia da prova. Minha sugestão é que você assista, por exemplo, vídeo aulas dos assuntos que você tem mais dificuldade, só pra tentar lapidar aquele conteúdo que de alguma forma ainda não está completamente claro na sua cabeça. Mas não se preocupe em anotar tudo o que será falado nessa aula online, afinal você provavelmente não terá tempo para revisar, foque em absorver o máximo possível apenas prestando atenção. Se for te fazer sentir mais seguro, faça sim exercícios, mas em quantidade menor que você fazia antes. Afinal, lembre-se: O importante é não se cansar! Intercale as horas de estudo com um programa tipo um cineminha ou até mesmo um filme em casa. Além disso é importante regular o sono nesses últimos dias, afinal você PRECISA estar muito disposta para dois dias de provas tão cansativos.

“Ai tô ansioso(a), vou comer tudo o que vir pela frete”. Por favor não faça isso!!! A alimentação na semana anterior é um fator importantíssimo e que deve ter atenção redobrada, imagina se logo no dia da prova você passa mal?! O ideal é manter uma alimentação balanceada, sem muita gordura, açúcar ou qualquer coisa que possa afetar principalmente o intestino.

“Já que é pra relaxar, vou pra uma festa open bar!”. Obviamente é uma escolha pessoal, mas minha sugestão é que sim, como disse acima, relaxe e descanse, mas tente fazer isso de uma forma que não possa lhe causar problemas no dia seguinte. A bebida, nesse caso, se encaixa na alimentação que falei acima. Tantos outros dias do ano pra beber e atolar o pé, pra que fazer isso perto do ENEM? Acho que é brincar um pouco com a sorte.

“Ah, vou fazer a prova em tal lugar, na hora a gente vê no google maps”. Então, se você não conhece o lugar sugiro que durante a semana anterior você dê um pulinho lá, só pra conhecer e não correr o risco de dar alguma coisa errada nesse dia tão importante. Agora, se você já conhece, ótimo por um lado, mas por outro você também precisa tomar mais cuidado. Se normalmente você demora 10 minutos para chegar ao local, estime que no dia da prova você vai levar pelo menos o dobro – ou dependendo de onde for, até mais -. Não esqueça que como você existem mais vários estudantes nas ruas indo para seus respectivos locais de provas, de carro muitas vezes e isso pode gerar um engarrafamento. O ideal é ir andando, mas em muitos casos isso não é possível, então saia mais cedo caso aconteça algum imprevisto.

DURANTE A PROVA 

Aconselho que leve lanches leves, nada que possa te fazer passar mal logo depois de comer. Há uma grande questão sobre o chocolate, alguns dizem que ajuda a ficar mais acordado, outros dizem que dá um pico de glicose muito alto e depois em poucos minutos diminui e dá sonolência. Aí eu já acho que cada um reage de uma forma, perceba o que funciona com você e vai na fé! Eu costumo levar algum biscoito bem salgado, por que minha pressão baixa com muita facilidade, e algum chiclete ou bala pra ficar mascando por que isso me concentra.

Se você for uma pessoa que se distrai com facilidade, sugiro que sente bem na frente, local onde você não vai conseguir ver os outros candidatos nem se distrair com qualquer outra coisa, dessa forma poderá focar mais na prova pra ganhar mais tempo e concentração.

Tome cuidado com Janelas, Ar condicionados e ventiladores. Evite ficar em baixo de um desses, visto que acabam proporcionando sensações extremas: Ou venta muito, ou não venta nada. Ou bate muito sol, ou bate vento.

Vá para a prova com roupas bem confortáveis, por que lembre-se NADA deve te incomodar nesse dia!

DEPOIS DA PROVA

Depois da prova de sábado há sempre aquela polêmica: Conferir o gabarito ou não? Olha, acho que você deve se sentir a vontade pra fazer o que você sabe que será melhor pra você. Conheço pessoas que gostam de ir pro segundo dia sabendo o resultado do primeiro – mesmo que não seja satisfatório – e sei também de pessoas que preferem conferir tudo só depois do segundo dia. Só lembre-se se uma coisa: O gabarito que sai nos dois dias são feitos por professores de escolas e pré vestibulares, geralmente eles estão corretos nas questões de exatas e biomédicas, mas humanas como CH e português, sempre tem alguma resposta diferente do gabarito oficial divulgado pelo MEC algum tempo depois, então de qualquer forma não se desespere!

Sei que essas e algumas outras dicas são clichês, mas são essenciais para uma prova mais tranquila… e ah, não esquece hein, só caneta preta de corpo transparente, ok?

Boa prova, amores! Muita luz nesse dia para todos nós <3

Você Também Poderá Gostar

Comentários

Deixe seu comentário