Lançamentos, LIVROS

Entrevista com Ana Carolina Dias, autora de Os dez amores de Cece

10 de outubro de 2016

Na sexta-feira (7), aconteceu a tarde de autógrafos do livro “Os dez amores de Cece” na Estação Tairetá, em Paracambi. A jovem autora, Ana Carolina Dias, de 19 anos, é moradora da cidade e lançou seu primeiro romance na Bienal do Livro de São Paulo. O Delírios de Donzelas foi até lá conversar com a escritora.

Segundo Ana Carolina, o livro “Os Dez Amores de Cece” é a história de Cecelia, onde a personagem narra, em 10 capítulos, como eles se conheceram, como começaram e terminaram. “Ao logo da história você vai vendo o amadurecimento dela, como ela vai crescendo com esses amores e tudo mais”, afirma a autora.

DD: Como foi escrever o seu primeiro livro?
Ana Carolina: O livro da Cece não foi o primeiro que escrevi, mas foi o primeiro que consegui terminar, porque eu tenho várias histórias que eu comecei mas não pus um fim. Foi um pouco complicado, porque tem vários momentos da Cece que eu nunca vivi, então eu tive que imaginar e criar uma realidade que eu não conheço.

Tem alguma história sua no livro?
AC: A Cece era personagem de um jogo e ela teve alguns amores. Eu acrescentei outros para criar a relação “dez amores” e “desamores”. Ela se parece comigo em alguns momentos, mas na maior parte do tempo ela não é igual a mim. Tem alguns momentos que ela tem algumas atitudes que eu não teria, por exemplo. Ela é uma personagem que eu gosto muito, que eu criei com muito carinho.

Como é ter a responsabilidade de criar, publicar…
AC: Eu escrevo desde os 12 anos e quando terminei o livro da Cece eu não tinha pensado em publicar. Eu terminei e postei no Wattpad. As pessoas começaram a gostar e uma amiga perguntou “ah, por que você não manda para algumas editoras?”. Eu mandei, algumas me aceitaram e eu publiquei. Eu tenho algumas amigas que escreveram, conheci gente que já tem livros escritos e achavam que não daria para publicar. É uma responsabilidade grande, mas é muito legal.

E o que você diria para alguém que quer começar?
AC: Você não tem uma base, alguém que te empurre, porque aqui no Brasil a literatura não é algo valorizado. Mas se é um sonho, investe. Vai dormir tarde, dormir 4h por noite, mas não dá pra desistir. É até clichê falar para não desistir, mas é a realidade, as vezes é o necessário para alguém realmente não desistir.

Recado para as Donzelas:
Eu espero que vocês gostem do meu livro, porque algumas pessoas estão se identificando com as histórias. Então eu espero que vocês se identifiquem com a Cece. E se vocês tem algum sonho, seja escrever, cantar, qualquer outro sonho, não desiste! É gratificantes ver as outras pessoas felizes por você, se empenham para te ajudar, então é isso, não desista!

whatsapp-image-2016-10-10-at-21-42-30-3O livro

Sinopse: Dez nunca foi um bom número, pelo menos não para Cecelia, contudo, ela não esperava que ele coubesse tão bem em sua história.
Dez foram os amores de sua vida, ou como Cece os apelidou, os desamores de sua vida. Ela se permitiu viver cada um dos sentimentos que estes lhe despertaram, explorando-os tanto quanto pôde. Se deu chances e agarrou a esperança de que, um dia, encontraria seu número certo. Cece se permitiu amar de muitas formas diferentes, algumas boas, outras nem tanto. Crescendo e amadurecendo pouco a pouco, ela vai descobrir que, melhor do que sentir o amor, é conhecê-lo nos seus mínimos detalhes.  Quantas vezes se pode ter o coração partido e, ainda assim, não perder a fé no amor?

Ficha Técnica:

Ano: 2016 / Páginas: 266
Idioma: português
Editora: Tribo das Letras

Opinião:

Amar a Cece é muito fácil. Você se identifica com a personagem e suas histórias logo nas primeiras páginas do livro. Ana Carolina pode até ser novinha e esse ser seu primeiro livro, mas ela escreve que nem gente grande e experiente. Para quem gosta de se encantar com romance, “Os dez amores de Cece” é uma ótima companhia de cabeceira, bolsa, transporte público. A leitura é fácil e deliciosa, você se transporta pro mundo dos personagens. Já me sinto a bff da Cece!

Você Também Poderá Gostar

Comentários

Deixe seu comentário