Dicas e Tutoriais, ENTRETENIMENTO, Filmes

Como assim você ainda não viu “Moana”?

9 de janeiro de 2017

Vocês já viram “Moana”?? Não sei se já perceberam, mas sempre que começa o ano a Disney já estreia com um filme que com certeza vai ser sucesso (e qual filme deles não é? haha).

O filme foi lançado nos EUA antes e isso não é um comentário idiota hahah Porque existem vários filmes que estreiam em qualquer lugar do mundo no mesmo dia ou que inauguram em outros lugares sem ser os EUA (uma das maiores potências mundiais) primeiro. Eu vi no dia da estreia aqui no Brasil que foi 05/01 e uma amiga que estava trabalhando em um programa de intercâmbio lá na Disney de Orlando já tinha visto antes e super recomendado. Ela ama a Disney tanto quanto a gente e como estou com saudades desse ser humaninho <3

(Ps: Quando ela voltar para o nosso querido Brézil faremos um post explicando o programa e como foi a experiência dela. E eu quero tentar esse ano hahaha)

Sem mais delongas, vamos falar de “Moana”…

 

Eu desde que soube que esse filme iria ser feito/lançado já estava animada. Adoro a maneira como a Disney nos apresenta culturas de diversas partes do globo de forma leve e respeitosa, sem apropriação cultural. Quando eu via sobre “Moana” me lembrava de “Lilo e Stitch” por ser algo meio havaiano. Entretanto, nem todos aceitarem dessa forma e a Disney inclusive já teve que fazer um pedido de desculpas oficial, porque o objetivo é disseminar culturas e não capitalizar-las ou ofende-las/prejudica-las de qualquer forma.

Eis a treta…

A polêmica foi no Pacífico, onde o estúdio de animação americano é acusado de desprezo e saque cultural. Mas por qual motivo? A protagonista em sua aventura pelo oceano é acompanhada por Maui, uma figura lendária da mitologia de várias culturas do Pacífico, e sua representação e exploração comercial pela Disney provocaram indignação.

O estúdio enfrentou uma série de polêmicas, a última por uma fantasia de Halloween deste semideus, que precisou ser retirada do mercado por críticas de que era uma representação preconceituosa, inadequada para brincadeiras por se tratar de um deus milenar para a tradição.

Fantasia de Maui que vendiam no site da loja oficial da Disney

Fantasia de Maui que vendiam no site da loja oficial da Disney

No dia 22/12, a Disney decidiu voltar atrás sobre a fantasia de Halloween. “A equipe de ‘Moana’ tomou muito cuidado na hora de respeitar as culturas das ilhas do Pacífico nas quais o filme se inspira e lamentamos que a fantasia de Maui tenha sido ofensiva”, disse o grupo em um comunicado. “Apresentamos nossas sinceras desculpas e retiramos a fantasia de nossas lojas”, indicou a empresa.

Gostei muito da ideia que cada vez está mais forte de que princesas podem/devem ser guerreiras também. Então nesse filme temos uma protagonista feminina dona de si e que desde o começo mostra que ela que é a dona da sua vida e, portanto “enfia o nariz” onde ela quiser.

Vou ser sincera, teve uma hora que dormi uns 5 min que não me prejudicaram em nada para a compreensão do filme haha O meu pai sempre disse que temos inteligência suficiente para entender o filme de qualquer parte que começamos independente se é começo, meio ou fim e isso é mais pura verdade. Nunca devemos duvidar da nossa capacidade.

O filme é leve (como já dito anteriormente) e de fácil compreensão. E por sinal fica uma dica aqui: quem quer aprender qualquer outra língua sem ser a sua materna eu indico que assista desenhos infantis, porque eles possuem vocabulário simples e portanto é uma ótima maneira de começar a ter mais contato com o novo idioma.

E falando em língua… Eu assisti em Português, a maioria dos desenhos animados que passam no cinema eles não colocam as versões legendadas, só quando tem muita música que não traduzem. O filme é ótimo em qualquer língua, as músicas são ótimas tanto na versão brasileira como na americana.

Olha que fofura essa baby Moana!! Dá pra resistir??

Olha que fofura essa baby Moana!! Dá pra resistir??

As músicas são maravilhosas. Quando acabou o filme e começou a passar os créditos a garotinha que sentou do meu lado estava dançando e fui olhar ao redor e todos estávamos embalados pelo ritmo da música, é muito envolvente o filme, a histórias, os personagens e a música.

Quem quiser ouvir o soundtrack completo da animação está disponível o original em Inglês de graça no Spotify e o nome da playlist é “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”. Super recomendo, estou ouvindo diretão hahaha

(Vocês tem vontade de ler um post para saber a diferença do Spotify comum para o premium? Eu assinei recentemente e estou gostando muito, mas a minha vida toda eu ouvia a versão gratuita. Não sei se vocês se interessam em saber a minha opinião/impressão sobre os dois serviços do app então por favor se manifestem nos comentários ou falem diretamente comigo mesmo rs)

Essa playlist aqui, gente.

Essa playlist aqui, gente.

E já busquei no YouTube o soundtrack em Português e obviamente consegui ouvir, mas o que eu achei ótimo por sinal e já tinha percebido em outros filmes da Disney que por mais que sejam pessoas diferentes cantando a mesma música em diferentes línguas a voz é muito parecida e isso é sensacional.

Como sempre, alguém no filme morre e não vou falar spoiler, mas fiquei feliz que não foi a mãe dessa vez. Já estava cansada desse feminicídio (não sei se esse seria o termo mais adequado aqui, por isso não vou me prolongar. Mas quero fazer referência a “matança” das mães nos filmes da Disney sempre). E como sempre eu chorei quando ocorreu a morte rs

(Pra falar a verdade, nas últimas 3x que fui ao cinema chorei por razões diferentes hahaha E olha que eram filmes de comédia e dessa vez animação rs)

Ok, já falamos de vários assuntos circulando o filme, agora vamos focar. Se prepara que vem sinopse agora!

A menor de todas que eu encontrei que foi no Wikipedia diz: “Uma jovem decide velejar através do Oceano Pacífico, com a ajuda de um semi-deus, em uma viagem que pode mudar a vida de todos.”. Eu achei ótima, porque é bem sintética e tudo o que eles dizem é verdade, mas como a Isa gosta de falar (e vocês sabem como rs Por que estou fazendo referência a mim em terceira pessoa? Rs), então vamos aprofundar um pouquinho, desenvolver mais, no entanto sem tirar a graça do filme como vários textos/sinopses que já li.

O que falar desse filme que vi 1x, mas já considero pakas?

O que falar desse filme que vi 1x, mas já considero pakas?

Moana Waialiki é uma menina determinada e que não ser influenciada pelos outros. Desde pequena ela foi “chamada” pelo mar, mas as pessoas não queriam que ela explorasse o oceano e faziam o máximo possível para que ela pudesse evita-lo. Sua avó era a única que sempre a acompanhou e “botava pilha” nessa paixão pelo mar. Filha do chefe de uma tribo na Oceania, um dia ela iria reinar e precisava guiar o seu povo, só que cada vez mais os peixes eram insuficientes para a alimentação da tribo e ela resolveu atravessar os corais para ajudar sua tribo. Querendo descobrir mais sobre seu passado/as histórias lendários/seculares de seu povo e ajudar a família e amigos, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é corretamente. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta  criaturas marinhas e descobre histórias do submundo e de seu povo.

Achei sensacional Moana ser uma adolescente com personalidade forte, que luta por si e pelo próximo e que mostra que não há problemas em quebrar barreiras e ser/fazer o diferente que normalmente não é aceitado pelo outro.

Olha que mulherrrr. P O D E R O S AAAAA! #dominatudo #girlpower

Olha que mulherrrr. P O D E R O S AAAAA! #dominatudo #girlpower

E achei impressionante a semelhança física com uma amiga minha de longa data hahaha

“Moana” participou do Golden Globe concorrendo para melhor animação junto com “Kubo e as Cordas Mágicas”, “Ma vie de Courgette”,”Sing: Quem Canta Seus Males Espanta” e “Zootopia” (sendo esta última a vencedora). Eu não saberia escolher entre esses e realmente é uma escolha bem difícil. No entanto “Zootopia” é um filme com críticas tão boas para a sociedade que realmente merece ganhar.

O filme também concorreu para melhor canção original e não ganhou hahaha Mas gente, só de ser selecionado para concorrer já é e muito grandioso. E os concorrentes são um melhor do que o outro. Quem concorreu nesse quesito foi: “Can’t Stop the Feeling”, de “Trolls”,”City of Stars”, de “La La Land: Cantando Estações” (vencedor), “Faith”, de “Sing”, “Gold”, de “Gold” e “How Far I’ll Go”, de “Moana” (que é uma das músicas que eu to viciada e que colocaram várias bonecas da Moana pra vender cantando essa música e estão caríssimas…).

Parabéns! Vocês deram voz/vida para a melhor Moana e Maui possíveis <3

Parabéns! Vocês deram voz/vida para a melhor Moana e Maui possíveis <3

No final do filme dei um super abraço na Moana e pudemos botar todo o papo em dia, além de comentarmos sobre o que eu achei da história passada na telona. Além de ter sido convida (mais uma vez hahaha) para ser princesa, depois falo para vocês mais sobre esse projetinho!

Abraço delicioso pós-filme <3

Abraço delicioso pós-filme <3

Tá esperando o que? Vai ver e pra já!!! Eu já vi e quero de novoooo, lembrando o fato de escutar a trilha sonora todo dia hahaha E quem já viu o que achou?? Deixem comentários ou falem comigo diretamente <3

 

 

Você Também Poderá Gostar

Comentários

Deixe seu comentário